sexta-feira, 15 de julho de 2011

CIDADÃO MATA E SUICIDA-SE

Joana de Jesus Adão Nicolau, de 19 anos de idade, foi assassinada alegadamente por ciúmes, pelo ex-esposo João Neto, “Jojó”, 22 anos de idade, no dia 20 de Junho do corrente ano, no bairro Curtume, nas mediações do mercado informal BCA, município do Cazenga, em Luanda.

Sobre protesto de registarem a filha de 10 meses que os unia, Jojo, como era vulgarmente chamado, pediu à Joana que o encontrasse na 6º Conservatória, situada mesmo ao lado de sua residência. Assim feito e tendo o casal encontrado a conservatória muito cheia, decidiram regressar a casa e voltar no dia seguinte. 
Segundo os familiares da vítima, o referido homicida-suicida comprou uma arma para o mesmo fim e a obrigou a ir até a casa onde residia e posto no recinto baleou-a com dois (2) tiros, sendo o primeiro no antebraço, que revela sinais de luta e o segundo no pescoço, sucumbindo no local, posteriormente dando-se um tiro na cabeça, que lhe levou a vida de forma instantânea.
A vizinhaça que assistiu o infortúnio, diz ter visto o moço, de forma forçada, entrando com a infeliz em sua casa. 
“Ele já havia, inúmeras vezes, prometido matar a minha filha e a mim também; Inclusive meus irmãos já sofreram ameaças da parte dele, fazendo com que ele esquivasse encontrar-se com familiares dela.” Antónia Domingos, mãe da malograda.
Joseph, familiar da vítima, diz que o casal encontrava-se separado aproximadamente a dois anos por motivos de agressões físicas e maus tratos provenientes do moço, tendo, o casal, perdido a primeira filha por negligência por parte do pai. 
“As promessas de morte aumentaram quando ela diz ao ex-marido que não esperava voltar a viver com ele, enciumando-o ainda mais; Ele ameaçava todo e qualquer homem que a elogiasse”.
O acusado tinha marcado o alembamento de outra jovem para o dia dois (2) de Julho do corrente, depois de já várias vezes ter desmarcado o alembamento da assassinada, havendo inclusive certa vez, quando estava tudo preparado para a recepção por parte da familia lesada, embebedou-se, justamente no dia programado para a feitura.
Na semana em que foi aprovada a lei de violência doméstica, duas familias vêm-se separada de quem tanto amam por razões de ciúmes.
O folha 8 compadece-se com as familias enlutadas.

Sedrick de Carvalho

Sem comentários: