quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ouattara no palácio presidencial nos próximos dias



Abidjan - O novo presidente da Côte d'Ivoire, Alassane Ouattara, prometeu hoje (quarta-feira) se instalar, nos próximos dias, no palácio presidencial, após a detenção segunda-feira do antigo chefe de Estado, Laurent Gbagbo.

Interrogado no curso de uma conferência de imprensa, Alassane Ouattara explicou que vai deixar o seu Quartel-general do Golf Hotel em Abidjan para se instalar no palácio "até o fim-de-semana ou inicio da próxima semana".

"Nos próximos dias, eu estarei no palácio", prometeu.

O bairro do Plateau (centro) onde se encontra o palácio presidencial foi o teatro de violentos combates entre forças fiéis a Laurent Gbagbo e combatentes de Alassane Ouattara, apoiadas pelas forças aéreas do exército francês e da ONU.

Gbagbo, que tinha recusado durante quatro meses de reconhecer a sua derrota a presidência, foi detido segunda-feira na residência presidencial e conduzido no Golf Hotel.

Desde a presidencial de 28 de Novembro de 2010, Ouattara e sua equipa estavam entrincheirados nesse hotel, submetido a partir de meados de Dezembro a um bloqueio das forças pró-Gbagbo, levado a última semana.

Sem comentários: