quarta-feira, 6 de abril de 2011

Jornalista Armando Chicoca foi libertado hoje no Namibe



Jornalista foi libertado após pagamento de fiança de mais de 2.000 dólares
O correspondente da Voz da América na província angolana do Namibe, Armando Chicoca, foi libertado hoje após pagamento de uma fiança de 2.400 dolares.
Chicoca devia ter sido libertado terça-feira, mas passou mais uma noite na prisão apesar do Supremo Tribunal angolano ter aceitado o pedido de recurso apresentado pelo seu advogado, David Mendes.
A sua permanência na prisão deveu-se ao facto do juiz que está encarregado do seu caso não ter comparecido terça-feira no tribunal não podendo portanto pô-lo em liberdade.
Hoje, o tribunal fixou o montante da fiança e após pagamento da mesma foi emitido um documento autorizando a libertação do jornalista.
O jornalista foi condenado a um ano de prisão por difamação de um juiz num artigo em que se incluíam alegações de assédio sexual. Inicialmente o juiz que presidiu ao julgamento de Chicoca recusou-se a aceitar o recurso alegando que este tinha sido entregue fora de prazo.
O recurso foi entregue no dia seguinte à terça-feira de Carnaval, quando terminava o prazo, mas que era feriado nacional em Angola.
O juiz não havia comparecido ao trabalho na segunda-feira, e na sexta anterior não esteve disponível para receber o requerimento do advogado de defesa do jornalista.
Na altura o advogado de Armando Chicoca acusou o juiz de “má fé” tendo recorrido ao Supremo Tribunal.
Na semana passada o Supremo Tribunal aceitou o recurso à sentença do jornalista ,preso desde o passado dia 3 de Março, devendo Chicoca ser posto em liberdade mediante o pagamento de uma fiança.

fonte: angola24horas

Sem comentários: