segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ZUNGUEIRAS ENFRENTAM POLICIAS



Jovens vendedoras ambulantes “zungueiras” espancaram três agentes da Polícia Nacional no dia 23 de Agosto do corrente, na Vila de Viana, em Luanda.



A vila de Viana, ringue de tais episódios, onde, no dia acima referido agentes da polícia foram “aporradados” pelas zungueiras quando tentavam repor a ordem diante da paragem dos táxis. Segundo testemunhas oculares, a agressão aos agentes acontece em defesa das colegas espancadas. “Vezes há que eles chegam chutando tudo e todos, não respeitam nada. As senhoras grávidas sofrem muito com isso”, disse Antonica.
Contactados pelo Folha 8, as zungueiras lamentam a falta de mercados e garantem confrontar a polícia “Porque são maus educados, batem velhas, gravidas e não temos outra alternativa senão ir em solidariedade aos indefesos”, disse Joaquina Caetano. Por sua vez, Marta Soares de 22 anos de idade, lamenta dizendo ser zungueira por tornar-se mãe muito cedo e não ter nível académico suficiente para conseguir emprego em locais por onde já passou. A mesma encontra-se com uma ligadura no braço esquerdo, vitíma dos porretes da polícia nacional, “Vendo para dar ao meu filho o que não tive, peço apenas que nos deiam um espaço para as nossas vendas”, clamou.
Os arredores do mercado congoleses, no município do Rangel, é o palco das maiores brigas. As zungueiras são as menos tolerantes com as atitudes dos agentes destacados nos locais. O mês de Agosto, no município da Maianga, agentes da policia espancaram diversas zungueiras e foram espancados também pelas mesmas.
Policias encontrado no local dizem que por vezes são confrontados com o crime de desecato à autoridade, e tais acções, às vezes, passam os limites que se pode aguentar pelo sere humano, levando-nos a exceder nas suas acções preventivas também.
De um tempo a esta parte, os vendedores ambulantes, vulgarmente chamados de zungueiros, vêm aumentando na cidade capital. E devido o fluxo de zungueiros a polícia fiscal nacional reforçou os seus meios para banir, ou melhor, tentar banir o considerado cartão de visita de Luanda.
Na tentativa de fazê-lo, vários têm sido os confrontos constatados em diversas artérias dessa imensa cidade, tais confrontos têm passado de verbais para físicos.
Diversas zungueiras, em Luanda, têm parado nos tribunais acusadas de transgressão administrativa e desecato à autoridade, mas policias infratores não são levados aos tribunais sobre crime de excesso de zelo, agressão e abuso de poder.


Sedrick de Carvalho

Sem comentários: