quarta-feira, 25 de maio de 2011

Fundação 27 de Maio lança livro sobre Nito Alves

“Comandante Nito Alves, a última vítima do MPLA no século XX” é o título da obra que a ser lançada na próxima sexta-feira, 27, do mês corrente, no Museu Nacional de História e Natural, em Luanda, pela Fundação 27 de Maio.

Com uma tiragem inicial de dois mil exemplares, a obra de 406 páginas retrata em três dimensões (do gênero 3D) o lendário comandante da 1ª Região Militar do MPLA como Guerrilheiro, Político e Poeta. 
Tópicos como: “Síntese da trajectória do MPLA até aos dias de hoje”, “Nito Alves: A lenda de um militante consequente nas trincheiras da revolução”, “Nito Alves: O poeta do povo”, “A profecia e a metafísica da poesia de Nito Alves”, “O alcance dos discursos de Agostinho Neto e do Comité Central do MPLA e as suas consequências drásticas”, “Agostinho Neto contradiz-se” entre outros fazem parte do cardápio desta modesta obra.
 Curiosamente, como era de prever, foram anexadas a partir da página 82 em diante, extractos das famosas “13 Teses em minha defesa” de Nito Alves. “É um documento muito importante para quem procure conhecer a verdadeira história do 27 de Maio de 1977”, garantiu uma fonte daquela instituição. “A par destes temas, o leitor encontrará alguns discursos de Nito Alves como delegado da 1ª Região Político-Militar do famoso Congresso de Lusaka, da Lei do Poder Popular – já como ministro da Administração Interna –, entre outras”, assegurou a mesma.
 O Club-K soube também que foram anexados todos os discursos proferidos pelo Agostinho Neto, relativamente, antes do 27/5, do 27/5 e depois do 27/5, e do Comité Central do MPLA. Ainda nesta obra, os leitores poderão ler e fazer comparações entre as duas declarações do Bureau Político do MPLA cuja primeira é datada aos 12/7/1977 (a mais venenosa) e a de 26/5/2002 (já com uma linguagem clássica, onde os fraccionistas passaram a ser carinhosamente chamados de contestatários).
 A obra prefaciada pelo jornalista, também escritor, Norberto Costa, foi elaborada por José Fragoso (cientista político) e Lucas Pedro (jornalista deste postal), traz ainda à tona cerca de nove nomes de alguns actuais dirigentes do MPLA que, por livre espontânea vontade, reprimiram de forma abusiva, e sem piedade, centenas de manifestantes detidos na véspera.
“Nela pode-se encontrar nomes como do actual vice-ministro da Comunicação Social, Miguel de Carvalho ‘Wadinjimbi’ que (junto com os seus cunhados mataram quase todos os alunos de uma escola de II ciclo em Malanje), do mais-velho Mendes de Carvalho por ter morto um sobrinho seu de nome Caiero Fortunato que residia no Bairro Popular e tantos outros indivíduos nas cadeias onde se encontravam detidos os manifestantes), Beto Van-Dúnem (de ter morto todos os indivíduos, conhecidos por ele, que tinham como habilitações mínimas a 4ª classe), entre outros...”, disse uma fonte que teve de antemão o privilégio de ler a obra.
“O objectivo desta obra é contar a estória tal e qual como sucedeu. Só para ver que trouxemos à tona todos os discursos proferidos por Agostinho Neto durante 1977 até 79. Inclusivo os discursos de Menongue e do Uíge que foi o último proferido por ele numa reunião com o Comité Municipal do MPLA, dias antes da sua misteriosa morte”, realçou um dos autores, Lucas Pedro.

fonte: club-k

SONETO PERPÉTUO

Poetizar é dar mais cor e encanto à vida
É externar os sentimentos mais velados
Deixar o sonho em versos ser transformado
E a emoção em estrofes ser traduzida

A arte de expressar o amor é do poeta
Que das mãos divinas recebeu o dom
Da inspiração de versejar em suave tom
Que toca a alma, reconforta e aquieta...

Seja o poeta aquele que irá transmitir
O que o âmago em silêncio está dizendo
E o coração está deveras a sentir

E o ecoar dos versos vai ultrapassando
A tênue linha imaginária do horizonte
Para com o cosmos ir então se perpetuando...



 Lourdes Neves Cúrcio

"Zénu" diz ser defensor da transparência e lutador contra a corrupção

Negócios transparentes em África e Angola. Será possível?  Foi este um dos temas discutidos durante uma conferência realizada na quinta-feira, em Frankfurt, e patrocinada pelo Ministério alemão da economia.

Um dos convidados foi José Filomeno dos Santos, filho do Presidente da Republica, e dono do banco Quantum Angola. 
Participaram também mais de 200 pessoas ligadas à política, economia e finanças da Alemanha e de alguns países africanos, com destaque para Angola.
 Durante a conferência "Oportunidades de negócio em África" que decorreu na sede da Câmara de Comércio e Indústria de Frankfurt, "Zénu", como é conhecido entre os angolanos, disse que é defensor da transparência e lutador irredutível contra a corrupção: "No entanto, o mais importante é falar sobre negócios bons para ambas as partes" salientou o homem que chegou a ser apontado como possível sucessor do pai no cargo de Presidente da República de Angola.
 A conferência realizada no dia 19 de Maio de 2011 contou com a presença de destacados representantes políticos e económicos alemães, entre eles Ernst Welteke, ex-presidente do banco central alemão Bundesbank.
 De acordo com a Rádio DW para a África Welteke é actualmente presidente do Banco Quantum em Angola, banco esse que se encontra nas mãos de Zenu dos Santos. Em entrevista à Deutsche Welle, Ernst Welteke salienta que o banco Quantum, que em breve mudará de nome para banco Kwanza Investment, é um banco de investimentos e nada tem a ver com o banco Quantum na Suiça, com o mesmo nome, e de que ele também é Presidente. O objectivo é apoiar os investidores nos seus negócios com Angola. Por outro lado, a administração de fundos de petróleo não faz parte dos planos deste banco.
Todos os participantes salientaram que não é fácil - para os empresários estrangeiros e alemães  - penetrar no mercado angolano. "Quem o consegue, geralmente não se arrepende", salientou por sua vez,  o representante em Angola da Câmara alemã de Comércio e Indústria, Ricardo Gerigk. 
Gerigk deixa, no entanto, um alerta: "A corrupção continua a ser um das grandes entraves para os investidores alemães em Angola."

fonte: club-k

Investigador da esquadra das Ingombotas acusado de tirar audição dos detidos usando métodos cruéis


Um investigador   da 2ª  Esquadra da Policia Nacional,  no municipio das Ingombotas, identificado por “Edu”,  esta a ser acusado de usar métodos agressivos contra um jovem, Edivaldo Anibal acusado de fazer parte de um grupo de cinco  funcionários do restaurante “Miame Beach”  que terão  desviado  cerca de  USD 300 000.
“Edu” cujos métodos de tortura o fazem conotar ao “esquadrão da morte”  tem a reputação de ser “um dos investigadores mais cruel que  aquela unidade tem”. O preso Edivaldo Anibal que esta a ser vitima do mesmo,  deu  entrada, na cadeia,  no dia 13 de Março mas por falta de lugar na esquadra da Ilha de Luanda, onde ocorreu o crime, o mesmo foi transferido para a unidade notabilizada pelas barbaridades  do investigador “Edu”. Sabe-se que Edivaldo Anibal ainda não tem advogado, ou seja os pais não tem  possibilidade de pagar Usd. 8.000 que estão a ser cobrados pela defesa.
As pessoas próximas que o foram visitar na cadeia relatam que o mesmo  esta com o corpo marcado devido as algemas que lhe puseram nas mãos, nos pés e nos cotovelos estando neste momento com uma ferida “muito grave”  na zona do pé devido as algemas. Esta também  com problemas de audição por lhe terem  posto a cabeça dentro de um balde com água por diversas vezes de formas a confessar aonde tinha escondido  os valores furtados.
Porém,  devido as reclamações  dos  moradores daquela zona, que se queixam do barulho da tortura dos presos,  o grupo do  investigador “Edu” optou  por amordaçar os detidos pondo pano na boca dos mesmos. Há também queixas segundo as quais,  os policias se apoderaram dos bens pessoais dos presos.

fonte: club-k

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já foi coberto de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.








Luiz Vaz de Camões

Será!?



Num gesto entendido, como “desmarcação à  JES”, a segunda figura do Estado angolano aderiu recentemente ao facebook, criando uma página especial com fotos pessoais, biografia e um espaço para críticas e debate democrático. “Nandó” inseriu varias categorias a destacar: Fotos privadas,  cantando, fotos ao tempo em que esteve na luta de guerrilha  e outros  dados  ao qual o leitor pode interpretar que  se um dia for eleito  Presidente de Angola, teremos um  “um Presidente aberto  ao seu povo”  e “totalmente oposto as políticas contra as liberdades de expressão”. 
Caso esta  iniciativa  não seja apenas um fingimento, para “vender carne de gato por lebre”, o possível futuro Chefe de Estado,   ficará como  os presidentes de Portugal, Estados Unidos e outros que também estão no facebook, interagindo  democraticamente com o seu povo. 
O   Vice-Presidente angolano esta a receber fortes elogios por   parte dos “facebookeiros” que diariamente visitam a sua pagina. Até mesmo da UNITA recebeu uma mensagem de felicitação. De realçar que existem também outros membros do regime que estão no facebook, como clara demonstração de não concordarem  com a estratégia de JES em criar leis para  combater  as redes sócias como é o caso de  Bornito de Sousa, Fragata de Morais, João Melo, Rui Mangueira e o seu próprio “ghost writter”, José Mena Abrantes.



Isaac da Cruz - É uma grande honra te-lo no espaço em que a interação com o povo é muito mais acessível, num lugar em que todos podemos mostrar ao Senhor Vice-Presidente qual o nosso ponto de vista da situação do país, e desta forma ajudando o Senhor a encontrar as melhores soluções e resoluções. Espero que outras figuras chaves do aparelho do estado também  tomem o mesmo exemplo. seja bem vindo a Angola virtual e Democrática.

Brito Neto - A criação desta página é a resposta ao discurso "infeliz", do PR sobre as redes sociais. "Quando não consegues vencer alguém junta-te à ele". Convide o Sr. Presidente, pessoalmente, a se juntar a nós. Seja bem-vindo ao mundo virtual, Fernando!

JMPLA/ Reino Unido - Bem vindo a comunidade facebook Camarada Vice Presidente, Nos a Juventude angolana no Reino agradecemos, porque através das novas tecnologias a comunidade angolana em todo mundo tem formas de interagir e trocar ideais. E acredito que com esta abertura do Cda Vice Presidente, muitos seguirão o seu exemplo.

António Albino - ‎"Ninguém sabe tudo. ninguém pode fazer tudo sozinho" O chefe do executivo não sabia que as tecnologias de informação são factores de desenvolvimento e que os governantes não podem fazer tudo sozinhos, tem que pesquisar as opiniões dos utentes e não só . Agora já sabe... No comprimento desta directiva, Bemvindo ao Facebook.

Álvaro Coelho - Foi com a voz deste homem que na era de 90 a juventude angolana se tranqüilizava, uns falavam em paz "a mais" em Luanda, e outros davão garantias de segurança social, era a CCPM  em fogo de palavras. cota bem vindo ao reino dos virtuais..

Hamilton Ferreira - Confesso-lhe que estou surpreendido ao ver a Vossa excelência aqui. mais confesso ainda que não acredito que seja mesmo o nosso Vice presidente da república. sei que o Srº é muito simpático e dono de um sorriso Peculiar . espero aprender muito o nosso Vice Pr. e conhecer mais projecto do Governo a partir daqui.

Eduarda Anapaz - Meu camarada e amigo, tiro o chapéu. Da governação ao entretenimento não é para toda a gente, conhecia muitas qualidades suas, mas cantar jamais ouvi falar. Homem perfeito...

Albertina Francisca Feijó - Srº Fernando da Piedade Dias dos Santos, os seus verdadeiros amigos, não são aqueles vão te encher de elogios no facebook, mas aqueles que fizerem críticas construtivas para melhoria do aparelho Estado, porque a verdade vem sempre atona, porque mais que a mentira esteja sempre a flutuar, e não te esqueças que existem por aqui, muitos oportunistas...

Victor Fortes - Prezado amigo de infância e correligionário na Paróquia de S. Domingos, no Bairro Indígena onde moraste (eu ali ao lado no Marçal) e também na Escola Industrial de Luanda em que eu era do Curso de Serralheiros e o Nandó de Montador Electricista. Estou aqui para em primeiro lugar testemunhar a veracidade das informações aqui postadas e... em segundo lugar, para te felicitar pela tua postura humilde e dedicada à causa Nacional. Fico particularmente feliz por ver-te nas redes sociais, partilhando feitos e conhecimentos e buscando aqui o que te aprover para engrandecimento da Pátria e da afirmação dos valores pelos quais nos identificamos. Preferia ver no mural como foto de destaque, uma actual do nosso Vice-Presidente e ter esta no historial curricular. Aceita o meu abraço fraterno.

Nelo de Carvalho - Ao Camarada Vice-Presidente, FPDS, Nandó, é com prazer que o recebemos a este mundo moderno, maravilhoso e virtual do FaceBook. Seja Bem-vindo e que este gesto estenda-se a todos os fincionários públicos do Estado e do Governo angolano, independentemente de suas posições. Quem sabe esta seja uma forma humilde e simples de tentar escutar o que chega com distorção e ruído sobre clamor dos cidadãos.

Reginaldo Silva - Enquanto não obtiver confirmação oficial, tenho algumas dúvidas em relação a autenticidade desta página. É que o FB está a ser utilizado para muitas "brincadeiras" deste género, isto é, publicação de imagens não autorizadas pelos seus donos. Custa-me, neste caso, admitir que numa página oficial o Vice fosse logo utilizar uma fotografia sua dos tempos da guerra. Estranho...

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Jovens do Sambizanga realizam manifestação para contestar falta de apoio das autoridades



Um grupo de jovens do Município do Sambizanga pretende realiza no próximo dia 16 de Junho de 2011 no Município uma manifestação contra o Administrador que segundo os mesmos,  não apoia os Jovens do Município em termos Culturais, Desportivo e Social.
Segundo o Grupo de Jovens  o aumento da delinquência a nível do Município, tem a ver com falta de ocupação dos Jovens  e o Sambizanga tem muitas associações Juvenis que os seus Projectos não  tem apoio do Administrador que no seu ver pode servir para ocupar os jovens e adolescentes que estão a dedicar os seus tempos livres na  delinquência.
O protesto será realizado no dia 16 de Junho, a partir das 9h30min com saída prevista defronte a Comarca de Luanda com destino defronte a Administração Municipal, passado pela Rotunda da Boavista, Ex. Roque Santeiro e o Campo Mário Santiago.
Eles dizem que: "Não querem manifestar só por prazer, queremos mostrar que a população não vai ficar calada vendo as coisas acontecerem". Afirma um dos Jovens.Os manifestantes deverão vestir as cores verde, amarelo e preto, simbolizando (Esperança, Harmonia e a Revolta).
O Grupo de jovens que estão em frente desta manifestação a nível do Município do Sambizanga, na sua maioria são estudantes do Ensino Médio e Universitários.
Recentemente  no Município do Cazenga um Grupo de Jovens manifestaram-se defronte a Administração Municipal e no dia 11 de Maio de 2011 acontece no Município do Kilamba Kiaxi


fonte: club-k

Angolana no Big Brother diz que faria sexo na casa apenas por exercício

A angolana Weza Solange, nossa representante no Big Brother Amplificado disse  que “faria sexo na casa, apenas por exercício”.  a revelação foi em conversa com uma das colegas confinadas no BBA .

Por outro lado no nono dia do BBB, Vina, Weza e Confidence, acreditavam que foram nomeados, porque eles  são os mais fortes concorrentes da prova. Durante  a conversa longa no quarto, Vina disse que tinha uma mente muito boa para sabotar a tarefa sessão de fotos,  para que ela pudesse rir do  colegas de confinamento na prova da comida que será feita domingo.
Vina acrescentou que ela não ficou surpresa com a nomeação de todos, porque ela sabia que era “uma pessoa forte.”; Weza concordou, dizendo que ela “não tinha nenhuma dúvida de que os outros concorrentes se sentiram  ameaçados por ela.”  Confidence Biggie disse que sua reação à nomeação foi informada pelo fato de que ela se sentia como alguém que não queria ele na casa. 

fonte: club-k

"De almas sinceras a união sincera
Nada há que impeça: amor não é amor
Se quando encontra obstáculos se altera,

Ou se vacila ao mínimo temor.

Amor é um marco eterno, dominante,
Que encara a tempestade com bravura;

É astro que norteia a vela errante,

Cujo valor se ignora, lá na altura.

Amor não teme o tempo, muito embora
Seu alfange não poupe a mocidade;

Amor não se transforma de hora em hora,
Antes se afirma para a eternidade.

Se isso é falso, e que é falso alguém provou,

Eu não sou poeta, e ninguém nunca amou".

E, Por Sermos... Amores...Amados...Amantes...Amigos...
Tudo Dito, É Verdadeiro E Por Sê-Lo, Devemos Seguir,
Como Mandamentos, Imperioso À felicidade...!!!!!
Beijos...!!! Abraços...!!! Um Cheiro...HHHUUUMMM...!!!!





Novo método de transmitir HIV


Algumas semanas atrás, num teatro, uma pessoa sentiu algo cutucando no seu assento. 
 
Quando se levantou viu que era uma agulha onde ressaltava uma pequena nota: 'Você acaba de ser infectado com HIV'. 
 
O Centro de Controle de doenças (em Paris) já havia informado igualmente sobre muitos casos semelhantes ocorridos em muitas outras cidades. 
 
Todos os testes destas agulhas deram Positivos em HIV. 
 
O Centro também relatou que foram achadas outras agulhas em caixas 24 horas e outras máquinas bancárias publicas. 
 
Nós pedimos para todo mundo usar de precaução extrema quando enfrentar este tipo de situação. 
 
Todos os assentos públicos devem ser inspecionados com a maior vigilância e devemos estar acautelados antes de usá-los. 
 
Recomenda-se uma boa e cuidadosa inspeção visual. 
 
Além disso, é importante que cada um de nós passe esta mensagem para todos os nossos familiares, amigos e conhecidos sobre este perigo potencial. 
 
Recentemente, um doutor narrou um exemplo um pouco semelhante que aconteceu com um dos seus pacientes no Cinema de Priya em Delhi. 
 
Uma menina jovem, comprometida e prestes a se casar em poucos meses, foi picada enquanto via um filme no cinema.. 
 
Na etiqueta que vinha com a agulha estava uma mensagem escrita: 'Bem-vindo ao Mundo da Família HIV'. 
 
Os doutores ainda falaram para a família que levaria aproximadamente 6 meses antes do vírus se tornar forte o bastante para ir danificando o sistema imunológico, e que ela teria ainda uma vida saudável e poderia sobreviver aproximadamente 5-6 anos ou até mais. 
 
Mesmo assim, a menina morreu em 4 meses, talvez mais por causa do 'pensamento e do choque'.
Portanto, todos nós temos devemos ter bastante cuidado dos lugares públicos, e pedir, que Deus nos ajude! 

 
Por enquanto, pense em salvar uma vida remetendo esta mensagem a todos que lhe são queridos.