segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ary diz que ainda não e nada serio seu namoro com C4 Pedro



Está ainda por confirmar como ficou o relacionamento de C4 Pedro com a cidadã camaronesa com que vivia na Bélgica, mãe das suas três filhas. O certo é que o Cantor tem um romance com a também cantora Ary. Foi a própria Ary que tornou pública a informação como forma de estancar os intensos rumores que circulavam em Luanda.
Ariovalda Eulália Gabriel disse em entrevista ao programa “Jovem Mania” da TPA, que ainda não énada serio, que estão ainda a “desfrutar do namoro”, porém não excluiu a possibilidade de contraírem matrimónio. “Depois iremos pensar em algo mais sério”, disse. Pelo ar de felicidade que transparecia, Ary não tem nenhum problema em ser madrasta das meninas que C4 Pedro e assim entrar na clã de Lisboa Santos.


fonte: radioculturaangolana.com

Mau estar entre ministro da Defesa e chefias militares



Em Setembro foram assinalados rumores (AM 598) de acordo com os quais o general Nunda se encontrava desapontado no exercício do cargo e ponderava demitir-se (não foram, porém, apontadas razões do intento). Reconsiderou, no seguimento de manifestações de apoio do PR, José Eduardo dos Santos (JES) e dos chefes militares (AM 602).
O ministro da Defesa é identificado como “culpado” do mau relacionamento com os chefes militares, devido a manifestações de sobranceria pessoal e de tendências de intromissão nas competências estritas dos mesmos – no caso das competências de natureza operacional, usando expedientes considerados ilusórios.
2 . Raramente se faz presente em reuniões para as quais convoca os chefes militares cumprindo horários previamente estabelecidos – o que os mesmos interpretam como manifestações de desconsideração pessoal. Num caso, considerado extremo, compareceu às 11:00 numa reunião marcada para as 07:00.
Entre os casos de intromissão do ministro da Defesa na esfera de competência dos chefes militares, foram registados recentemente os seguintes:
-Ordenou a demissão do comandante do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM), general Jaime Vilinga, com base na acusação de que não soube enfrentar uma manifestação de indisciplina do corpo de alunos (acto colectivo de não comparência nas aulas); nomeou, em seu lugar, o adido militar na Namíbia, brigadeiro Manuel da Conceição.
-Em fins de Setembro, tomou a iniciativa de convocar os oficiais generais da guarnição de Luanda para uma reunião nocturna, no Vale Paraíso, Ambriz, onde se encontram estacionadas as forças da reserva estratégica das FAA.
O CEMG encontrava-se ausente do país à data em que o ministro, excedendo nitidamente as suas competências, assinou o despacho ordenando a demissão do comandante do ISTM. Só teve conhecimento da mesma através de um contacto telefónico do CEM do Exército, general Jorge Barros “Nguto” – que o substituía.
A decisão acabaria por ser anulada pelo próprio ministro no seguimento de uma “reclamação” dos generais Nunda e JB “Nguto”. Ambos apresentaram-se ao ministro indagando se ainda se mantinham em funções ou se já se encontravam demitidos – por reflexo da desautorização de que se sentiram objecto no episódio da demissão do comandante do ISTM.
Cândido Van-Dúnem justificou-se invocando argumentos como uma má organização do seu gabinete, embora se saiba que presta diminuta atenção a pareceres e recomendações que lhe são feitas pelos seus conselheiros e assessores, entre os quais se encontram alguns considerados experientes, como os generais Dinho Martins e Renato Campos.
A convocatória dos generais para Vale Paraíso, criou aparentemente alguns embaraços ao ministro tendo em conta circunstâncias como o facto de se tratar de uma reunião nocturna e de se estar, à data, a atravessar uma conjuntura política tensa. Há indicações de que os chefes militares, convocados, terão inquirido se JES estava a par da iniciativa.
3 . Cândido Van Dunem, vulgo “Candinho”, oriundo da arma de artilharia, tem laços de parentesco e amizade com o general Manuel Helder Vieira Dias “Kopelipa”, chefe da Casa Militar da PR. Era, antes, adido militar em Washington. Na sua escolha não foram observados critérios até então determinantes (as expectativas recaíam então no general Salviano de Jesus “Kianda”) 
Não é reconhecida ao ministro apetência para as questões administrativas e financeiras que constituem o grosso das suas competências. Estas compreendem, entre outras, a tutela de empresas do sector tais como Simportex, Aerovia e Ecomed. Também está sob sua alçada a Caixa Social das FAA (mau relacionamento com o respectivo chefe, general João Luis Neto “Xietu).
A Simportex é a mais importante das referidas empresas. Procede à importação de equipamento geral destinado às FAA, embora só compita ao Ministério da Defesa a celebração dos contratos. As operações de aquisição propriamente ditas competem à Casa Militar da PR. A Aerovia é uma empresa de construção e a Ecomed de produtos farmacêuticos.

fonte: club-k.net

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Com 85.6% de votos: Isaías Samakuva permanece a frente da UNITA por mais 4 anos

Tal como todos “expert” na matéria previam, Isaías Henriques Ngola Samakuva voltou a conquistar a inteira confiança da maior parte dos delegados (com 860 votos), no XI Congresso da UNITA que decorreu de 13 a 16 do corrente, sob o lema “Unir Angola para a mudança em 2012”, em Luanda, para dirigir a UNITA para mais um mandato de quatro anos.Isaías Samakuva, ou melhor, “Mano Sama”, voltou a ser reconduzido – pela a terceira vez – ao cargo mais alto daquele maior partido da oposição, vencendo assim o jovem corrente Estevão José Pedro Katchiungo com 860 votos a seu favor – que equivale a 85.6% – contra 112 votos, qualquer coisa tipo 11%. Enquanto aos votos brancos calculou-se cerca de 24, equivalente (2,8%) e quatro votos nulo a (0,3%).
Ao discursar, Mano Sama agradeceu a confiança depositada e se comprometeu a continuar a trabalhar para o engrandecimento daquele partido e de Angola, consequentemente. Sem esquecer de abordar dos próximos desafios do país, com realce para as próximas eleições gerais, aprazadas para 2012. 
Já José Pedro Katchiungo, reconhecendo a derrota e felicitando o presidente eleito, manifestou a sua disponibilidade em ajudar no mandato que hoje inicia. Acrescentando que com a realização deste congresso, todos saíram a ganhar, quer o partido Unita, seus militantes e Angola, porquanto o mesmo é um exemplo de democracia.
Importa realçar que nas eleições anteriores, realizadas nos congressos de 2003 e 2007, Isaías Samakuva, agora com 65 anos de idade, venceu os seus oponentes por confortável maioria. O sucessor de Jonas Savimbi foi reeleito para este terceiro mandato para, como disse durante a sua campanha, dar continuidade ao curso dos processos que iniciou nos anos anteriores.
“A UNITA refez-se do ponto de vista psicológico dos desaires que sofreu, mas nós estamos numa fase em que é preciso continuar a gerir a organização para atingirmos os objectivos”, sublinhou na altura.
Por sua vez, José Katchiungo, 47 anos, que também defendeu durante a sua campanha, mudanças na hierarquia da UNITA, pois “o problema do partido está na cabeça (na cúpula)”. Segundo o político, a UNITA não está a corresponder às expectativas. “A UNITA, já disse e vou repetir, parece um jogador que sabe fazer todos os dribles, mas diante da baliza escancarada e quando a bancada já está de pé a gritar golo, a UNITA atira a bola ao lado”, frisou, irónico, para defender que isso “não pode continuar assim”, pois o partido “tem um papel a desempenhar (no xadrez político)”.

Autárquicas provavelmente em 2014 - JES



As primeiras eleições autárquicas em Angola não vão ocorrer tão logo que se realizem as eleições gerais de 2012.O prazo anunciado ainda este ano pelo Ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, foi posto de parte pelo Chefe de Estado angolano. Ao que tudo indica, só será possível organizar o escrutínio em 2014. 
Em 2013 decorrerá no país o primeiro censo geral da população e habitação. 
José Eduardo dos Santos convidou, por isso, o seu órgão consultivo, o Conselho da República, a pronunciar-se sobre o assunto. 
"Havendo Censo Geral da População em 2013, devemos realizar as eleições autárquicas nesse ano ou devemos prevê-las para 2014?" "Vamos realizar as eleições autárquicas em todos os municípios de uma só vez ou vamos fazê-las por fases, começando apenas por uma parte deles?" – interrogou o Presidente angolano na abertura dos trabalhos da 29.ª reunião do Conselho da República. 
José Eduardo dos Santos convocou o Conselho da República para "apreciar os dados mais recentes do registo eleitoral, e o respectivo processo, e para discutir pela segunda vez o estudo actualizado sobre a possibilidade de se realizarem eleições autárquicas em Angola nos próximos anos".
Relativamente às próximas eleições gerais, o Presidente da República anunciou que a segunda fase do processo de registo eleitoral decorrerá entre os dias 05 de Janeiro e 15 de Abril de 2012.
José Eduardo dos Santos acrescentou que assinará e mandará publicar a Lei Orgânica das Eleições Gerais, aprovada por unanimidade no parlamento no passado dia 09, para a sua entrada em vigor.
O Presidente da República e do MPLA, partido no poder, frisou que esta lei “estabelece as bases legais para a organização e realização de eleições transparentes, livres, credíveis e, portanto, justas, sem motivos para que os resultados sejam contestados".

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Rihanna vítima de racismo em Portugal



Rihanna diz que foi vítima de racismo quando esteve em Lisboa e manifestou a sua revolta no Twitter. "Acabei de conhecer o homem mais racista de todos os tempos. Ele disse as maiores loucuras que já ouvi sobre mulheres negras", conta a cantora, de 23 anos.
Ofendida, Rihanna adianta: "Chamou-nos cadelas, vadias, disse que tínhamos mau aspecto e que nem deveríamos estar no mesmo hotel! Nem é preciso dizer que soltei a negra que há em mim e respondi-lhe com sotaque bajan (Barbados) e tudo. No fim, acabámos por descobrir que a gerente do hotel era uma negra!"
Na recta final da sua longa digressão, Rihanna encheu o Pavilhão Atlântico no passado sábado. No dia seguinte já estava em Londres, onde tem agendados dois concertos.

fonte: www.angofama