quinta-feira, 6 de outubro de 2011




No Sambizanga cidadã grávia é violada e assassinada

Uma cidadã, identificada apenas por Mãezinha, foi encontrada morta na comuna do Sambiazanga, município com o mesmo nome, no passsado dia 20 de Setembro e pressumi-se que tenha sido vítima de violação sexual e espancamento em virtude dos sinais encontrados. Segundo os familiares, a vítima encontrava-se grávida de oito meses e saiu de casa por volta das 19 horas do dia 19 (sexta feira) para uma situação pontual e não mais voltou tendo o copro sido encontrado, na manhã do dia seguinte, nua e com marcas de espancamento por todo corpo. Desconhecem-se as motivações, assim como os praticantes do crime.         
A vítima tinha 20 anos de idade, é natural de Benguela e está em Luanda desde o ano passado quando decidiu deixar a sua terra natal à busca de melhores condições de vida. Na sequência do triste acontecimento, os moradores da zona onde ocorreu o triste acontecimento manifestaram-se preocupados com a tendência de crescimento da criminalidade na mesma e apelam às autoridades policiais no sentido de redobrarem a intervenção. Por seu turno um oficial da 2ª Divisão do Sambizanga, falando em anonimato, garantiu que a Polícia está ao alcance dos criminosos de Mãezinha e ainda que o trabalho da corporação na zona tem sido prejudicado pelo elevado número de menores envolvidos em acções criminais. "São miúdos e protegidos pela lei são postos em liberdade alguns dias depois de detidos”, lamentou para depois manifestar-se preocupado com o facto de grande parte destes miúdo fazer recurso a armas de fogo nas suas acções “Os miúdos andam armados, cometem  mas se lhe deres um tiro e morrer és preso". 
Criança enterrada no quintal: Um crime semelhante teve lugar no município de Cacuaco onde uma criança de sete anos foi encontrada enterrada no seu próprio quintal depois de cerca de cinco dias desaparecida. Suspeita-se que o autor do crime seja o irmão da mãe que vivia na mesma casa e encontra-se foragido o que sustentam as desconfianças. 

Antunes Zongo

Despedimentos estranhos no CFL



Dezenas de trabalhadores foram despedidos por não conseguirem vender determinada quantidade de bilhetes e consideram tratar-se uma medidade injusta e com dois pesos. 
A direcção dos Caminhos de Fero de Luanda (CFL) está a ser acusada de recorrer a metódos estranhos para efectuar despedimento de funcionários. Fazendo fé a fonte, a direcção, chefiada por Osvaldo Lobo do Nascimento determinou que cada trabalhador venda seis mil bilhetes, mensalmente, e os que não conseguem são pura e simplesmente despedidos, numa atitude considerada injusta, sobretudo por quem já se encontra na rua. “Primeiro é que se trata de uma meta quase impossivel de alcançar e, pelo que sei, ninguém conseguiu por isso interrogamo-nos porque é que uns foram despedidos e outros não?”, argumentou uma das vítimas, acrescentando que a direcção está a usar o referido pretexto apenas para reduzir o pessoal em virtude dos constragimentos financeiros. “Há momentos que as locomotivas avariam, e, na maioria dos casos, os utentes recusam-se a pagar quando tal acontece. As saidas tardias da estação também são outros motivos para não se alcançar esta meta”. 
A suspeita de tratar-se de mero pretexto para diminuir o pessoal é reforçada pelo facto de entre os despedidos estar também pessoal da area de segurança que foi despedida “por terem duas faltas, a direcção diz que uma falta equivale a três”, argumentou um dos membros da comissão sindical. 
Folha8 apurou que a comissão sindical do orgão apresentou um caderno reivindicativo sendo que as reivindicações foram ignoradas pela direcção da empresa, segundo os sindicalistas, argumentando que a direcção “limitou-se a apresentar uns relatórios que não respondem as preocupações dos trabalhadores”. Exonerações arbitárias, ameaças, arrogância e intrigas partidárias são algumas das preocupações dos trabalhadores. As tentativas para obter a versão da direcção do CFL resultaram em fracasso em virtude do devido a indisponibilidade da mesma. No entanto, as acusações postas agora a circular vão contra os aplausos que a administração de Lobo do Nascimento tem recebido pelo exercício de, em tempo em tempo, pronunciar-se sobre os resultados da empresa. Em Julho, por exemplo, anunciou que a empresa arrecadou no primeiro semestre do ano  mais de 90 milhões de kwanzas com a realização de  2.617 viagens na rota suburbana e de longo curso, transportando cerca de um milhão 554 e 303 passageiros em comboios do tipo Tramueis e Expresso, no percurso Luanda/Viana/Kwanza Norte/Malanje e vice-versa. Os serviços comerciais ferroviários Luanda/Kwanza Norte/Malanje foram reinauguradas a 13 de Janeiro do ano em curso cerca de dezoito (18) anos depois de terem sido interrompidos devido ao conflito armado. A reconstrução da linha de caminho-de-ferro Luanda/Ndalatando/Malanje iniciou em 2005 com verbas do Fundo Internacional da China (FIC) e permitiu a reconstrução de 600 passagens hidráulicas, 16 estações e 40 pontes e pontões. 

Sedrick de Carvalho